São Paulo, dezembro de 2024
Urbia celebra cinco anos de dedicação aos parques naturais e urbanos do Brasil
Completando cinco anos de trajetória, a Urbia Parques celebra o marco significativo na gestão de espaços públicos urbanos e naturais, com um portfólio de parcerias e investimentos que impactam diretamente a qualidade de vida dos brasileiros. Criada em 2019 pela Construcap, a empresa tem como missão valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, ao mesmo tempo em que proporciona lazer qualificado, entretenimento e cultura aos visitantes dos parques que administra.
A Urbia é responsável pela gestão de diversos parques importantes no Brasil, com destaque para os paulistanos Ibirapuera, Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado. Além deles, a empresa também cuida do Parque Estadual Alberto Löfgren (Horto Florestal) e o Parque Estadual da Cantareira, ambos situados na Zona Norte de São Paulo. Foro do estado estão os Parques Nacionais de Aparados da Serra e o da Serra Geral, na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina. Junto do Grupo Cataratas a Urbia também administra os serviços de visitação das Cataratas do Iguaçu, no Paraná, e recentemente assumiu a gestão do Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará, expandindo ainda mais sua atuação no Brasil.
Nos primeiros cinco anos de operação, a Urbia trouxe mais qualidade para os espaços, investindo em obras de melhorias, na ampliação de serviços aos usuários, com o compromisso de oferecer um legado para a sociedade e mantendo a harmonia entre a natureza e as comunidades urbanas. Com foco no desenvolvimento sustentável e em iniciativas que garantem maior diversidade, inclusão e cidadania, a empresa tem se empenhado para que os parques sejam pontos de conexão entre as pessoas e o meio ambiente.
Investimento e legado
Entre os parques gerenciados pela Urbia, o Parque Ibirapuera se destaca como um dos maiores símbolos da cidade de São Paulo. Desde que assumiu a gestão do local, em outubro de 2020, a empresa tem realizado uma série de requalificações e melhorias para garantir uma experiência ainda mais rica aos atuais 17 milhões de visitantes ao ano. Já foram investidos mais de R$ 200 milhões no parque, com destaque para a requalificação de espaços e infraestrutura para apoiar os usuários, como o caso do Planetário, o Auditório Ibirapuera, o pavilhão Culturas Brasileiras e a Praça Burle Marx, assim como a manutenção e manejo das áreas verdes. A concessionária tem aumentado a área permeável do parque, realizando plantios de espécies nativas, criando e cuidando de jardins e substituindo pavimentos por pisos permeáveis.
Outras reformas são significativas e bem avaliadas pelo público. É o caso da reforma realizada em todos os banheiros, que se tornaram equipamentos modernos e acessíveis. O aprimoramento dos pontos de venda de alimentação e a instalação de novos mobiliários urbanos também chama a atenção dos usuários. O uso de tecnologias inovadoras, como a implantação de sistemas de comunicação visual e sinalização digital, também têm facilitado a orientação dos visitantes.
Desde 2022, a empresa assumiu a gestão do Parque Estadual Alberto Löfgren, o tradicional Horto Florestal, além do Parque Estadual da Cantareira. Os espaços têm atraído cada vez mais visitantes, interessados em estar em contato com o meio ambiente e com a programação diversa que as unidades têm oferecido. Somente no primeiro ano de trabalho nesses parques, a Urbia investiu cerca de R$ 15 milhões em melhorias, atendendo a mais de 1,6 milhão de visitantes no período.
Entre as ações realizadas, destacam-se a recuperação de áreas verdes degradadas, o plantio de espécies nativas e a criação de novos espaços para o lazer e educação ambiental. Os parques ganharam Centros de Visitantes, obras nos banheiros, novos e qualificados serviços de alimentação, proporcionando aos frequentadores mais conforto e opções culturais.
Para além do trabalho contínuo de manutenção e zeladoria, em todos os parques em que atua a Urbia tem se dedicado para garantir que a experiência dos visitantes seja agradável e segura, com investimentos em monitoramento e vigilância e, ainda, serviços de saúde. Essa dedicação contribui para a criação de espaços cada vez melhores, mais sustentáveis e receptivos à população.
Um futuro ainda mais verde e cultural
Com o objetivo de continuar proporcionando experiências cada vez mais completas, a Urbia segue atuando em seu ciclo de investimentos com atuação em infraestrutura e conservação, que garantirão a preservação do patrimônio e a satisfação dos visitantes. A empresa reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a criação de espaços públicos de qualidade, que promovam bem-estar, inclusão e cidadania. Ao longo dos próximos anos, a empresa seguirá transformando parques e áreas de lazer em locais de convivência e respeito à natureza, buscando impactar positivamente as comunidades e o meio ambiente.
Sobre a Urbia
Criada em 2019, a Urbia Parques é uma concessionária de gestão de parques urbanos e naturais, com o propósito de contribuir com o desenvolvimento humano e proporcionar lazer, entretenimento e cultura juntos à natureza. Na cidade de São Paulo, os contemplados são os parques: Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado. A Urbia atua ainda nos parques Horto Florestal e Parque Estadual da Cantareira, na região metropolitana de São Paulo e no Sul do Brasil com o Parque Nacional Aparados da Serra e da Serra Geral. Além disso, a concessionária também foi vencedora da licitação do Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor com mais diversidade, inclusão e cidadania.
Outras notícias
Ver TudoControle sua privacidade
Nosso site usa cookies para melhorar a navegação,
Política de Privacidade - Termos de Uso