Cambará do Sul / Praia Grande, setembro de 2024
Paisagem exuberante e 10 trilhas incríveis são os principais atrativos para quem quer descobrir os Cânions Verdes
Os Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral apresentam aos visitantes uma paisagem exuberante. Quem chega ao patrimônio natural é convidado a olhar a imensidão de um horizonte inigualável, da montanha ao mar. Os parques são tão grandiosos que se estendem do Rio Grande do Sul, onde estão localizadas as partes superiores dos Cânions Fortaleza e Itaimbezinho, até Santa Catarina, onde está a premiada Trilha do Rio do Boi. Quatro cidades encantadoras circundam os parques: as gaúchas Cambará do Sul e Mampituba e as catarinenses Jacinto Machado e Praia Grande.
Não há dúvidas de que o visitante dos parques vai apreciar uma das mais preservadas biodiversidades do país e se conectar com a natureza durante o passeio. Aliás, há 10 trilhas nos parques que levam os frequentadores a entrar na mata com segurança, desvendar os incríveis paredões verticais e a vegetação que os envolvem e dão título a eles: Cânions Verdes. A caminhada contemplativa, o mais importante atrativo dos parques, garante, também, a passagem por quedas d’água tranquilas e uma experiência imersiva na região que é denominada pela Unesco como um Geoparque. Suas paisagens apresentam o bioma da Mata Atlântica, das florestas de araucária e dos Campos de Altitude. É oportunidade, também, para ver animais silvestres que vivem na região, como o Lobo Guará.
Os mais aventureiros podem, ainda, percorrer as trilhas de bicicleta. Inclusive, há no Cânion Itaimbezinho (Parque Nacional de Aparados da Serra) a opção de aluguel no Urbiabike, serviço oferecido pela Urbia, administradora dos parques. No Cânion Fortaleza a tirolesa mais alta das américas, suspensa a 1099 metros do nível do mar, está desativada temporariamente, desde 04 de setembro de 2024. Toda a estrutura do atrativo, no entanto, segue no local para que, em breve, os visitantes possam voltar a utilizá-lo. Os frequentadores vão encontrar mirantes para registrar belas fotos, pontos de meditação e para realizar piqueniques. Os parques também possuem serviço de primeiros socorros, banheiros e fraldários, lanchonetes, loja de souvenirs e estacionamento para a comodidade dos visitantes.
Os cânions propiciam viver muitas experiências, conhecer de perto a natureza intocada, ouvir muitas histórias com os guias que já percorreram suas trilhas e degustar a culinária serrana típica. Mas espetacular mesmo é a paisagem única, capaz de construir um cenário que ficará para sempre guardado na memória. Venha e descubra!
Sobre a Urbia
Criada em 2019, a Urbia Parques é uma concessionária de gestão de parques urbanos e naturais, com o propósito de contribuir com o desenvolvimento humano e proporcionar lazer, entretenimento e cultura juntos à natureza. Na cidade de São Paulo, os contemplados são os parques: Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado. A Urbia atua ainda nos parques Horto Florestal e Parque Estadual da Cantareira, na região metropolitana de São Paulo e no Sul do Brasil com o Parque Nacional Aparados da Serra e da Serra Geral. Além disso, a concessionária também foi vencedora da licitação do Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor com mais diversidade, inclusão e cidadania.
Outras notícias
Ver TudoParque Jacintho Alberto celebra 17º aniversário com circuito ambiental gratuito para a comunidade
Leia Mais
Colônia de Férias no Parque Horto Florestal terá programação divertida para as crianças em janeiro
Leia Mais
Urbia celebra cinco anos de dedicação aos parques naturais e urbanos do Brasil
Leia Mais
Controle sua privacidade
Nosso site usa cookies para melhorar a navegação,
Política de Privacidade - Termos de Uso